terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ipiaú: Confirmado o espetáculo Joelma neste dia 18 na AABB

00Joelma
Imagem da página no facebook de “Joelma no teatro”

Depois de uma estréia bem sucedida e lotada nas duas apresentações no Festival Internacional de Artes Cênicas em Salvador, a o espetáculo teatral Joelma faz apresentação única na AABB, de Ipiaú, no dia 18 de outubro, às 20h, com preços populares (R$10,00/R$5,00). A peça nasce do filme curta que metragem do ipiauense Edson Bastos, que assina a direção do espetáculo com o ator-performer Fábio Vidal. No dia 19 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, também na AABB, artistas e estudantes poderão participar da oficina gratuita de Tetro Físico, que irá abordar aspectos da criação do solo teatral e do trabalho de composição do ator.
A obra faz um trânsito entre teatro e cinema para contar a história de Joelma, uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil, revelando a história da inadequação da transexual, que se compreende como uma mulher, nascida no corpo de um homem, no município de Ipiaú. Para além dos aspectos sobre sexualidade e gênero, a peça mostra outros aspectos da vida da personagem, que também é uma religiosa e dedica parte de sua vida à fé. Hoje, ainda viva, a mulher que deu origem ao espetáculo, tem 69 anos e vive na cidade de Ipiaú, numa casa, que é um misto de centro espiritualista e igreja.
Com o espetáculo Joelma, o premiado curta baiano de Edson Bastos sai da tela e se transforma na linguagem de teatro, novamente no corpo de Fabio Vidal, que destacou-se vivendo a transexual no cinema, exibido em festivais de todo o país e vencedor de vários prêmios. O espetáculo teatral confirma a parceria entre os dois criadores, que se lançaram o desafio de transpor a história para o palco, adicionando conteúdos que ficaram de fora da película.
A dramaturgia ainda tem espaço para revelar aspectos de romance e o assassinato que estabelece  uma trama “policial” na historia. Para Vidal, a montagem “traz uma historia de afirmação e reinvenção de si, mesmo em frente à preconceitos e injustiças, instaurando respeito e dignidade por uma postura ética de vida, que Joelma estabelece  muito claramente em suas palavras  e comportamento. Inforemações da Crioula Mobilização Social e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário