Dário Meira


  • População 2010 12.836    
  • Área da unidade territorial (Km²) * 445, 421
  • Densidade demográfica (hab/Km²) 28,82
  • Código do Município 291000
  • Gentílico Dário-meirense 
  •  Aniversário da Cidade: 12 de Abril  
  • CARACTERÍSTICAS: Hospitalidade é o que não falta no local, onde o clima é ótimo e acolhedor. Venha conhecer esse lugar que encanta a primeira vista!  
  • Clima: tropical úmido 
  • Limites: Itagibá, Ibicuí e Boa Nova 
  • Distância Da Capital: 221 km


    Histórico

    Os primeiros moradores da região em que surgiu a cidade de Dário Meira, pelos idos de 1744 e 1799, foram o sargento-mor Raimundo Gonçalves da Costa e André Rocha Pinto, que em busca de zonas auríferas, exploravam as regiões banhadas pelos rios Gongogi e Novo.
    Em 1909, quando o sertanejo Gerônimo Rêgo Moutinho, com sua esposa Ana Moutinho e filhos aportaram nessas terras, foi que surgiu a primeira propriedade rural, tendo como divisas naturais cercas vivas, as célebres cajazeiras, notando-se ainda hoje, uma dessas árvores à margem esquerda da Rua José Rufino, e outras mais em vários pontos da cidade.
    Ainda com a presença de índios antropófagos, foi ferida por uma flecha, a esposa do velho Gerônimo. Ferida ela, esposo e filhos fizeram prece à Nossa Senhora do Desterro, tendo conseguido afugentar os índios; em cumprimento à promessa feita, fez uma capela em honra à santa implorada, sendo o celebrante da primeira missa o Padre Exulpério Gomes. A Nossa Senhora do Desterro, Gerônimo Rêgo Moutinho doou grande faixa de terra da sua propriedade, surgindo assim às primeiras casas, depois o povoado.
    Gentílico:
    Formação Administrativa
    Pela Lei n° 1.728, de agosto de 1924, foi criado o Distrito de Cajazeiras, sendo instalado em 29 de abril de 1925, subordinado ao Termo de Boa Nova.
    Elevado à cidade, pela Lei n° 1.667, de 12 de abril de 1962, desmembrado do Município de Boa Nova, recebendo o novo município o nome de Dário Meira, em homenagem ao político boanovense, que, à época de epidemia de doenças contagiosas, sendo dono de uma pequena farmácia, socorria a população.
    O município de Dário Meira é formado por distrito único, contando com os povoados de Acaraci, Ponto Novo e Planalto Íris.

    Fonte: IBGE
    Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA

3 comentários:

  1. se dario meira já tava feia com a ultima prefeita fatima aragao agora o atual prefeito Caitano então dario meira ta acabada Caitano so que por dinheiro no bolso esse e o verdadeiro rato calunga

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos de Dario Meira, sou de Guarujá litoral SP.
    Gostaria muito do contato de uma prima que mora ai na cidade, como ja fui uma vez e sei como a cidade é pequena talves alguém a conheça.
    Edina Almeida ou Edina Urbano como ela se casou não sei o nome que ela esta usando. Ela é professora, mãe dela é a finada tia Liu, o pai dela é tio Dabio. Alguns anos atras era casada com o (Coió) apelido dele não lembro o nome pois era muito pequeno
    quando fui ai. não sei se estou certo pq stou olhando o google maps e tentando lembrar das ruas possivelmente é Rua Rosalvo Anselmo.
    Se alguem poder me ajudar pedindo o contato dela agradeceria...
    Desde ja agradeço. tenho um numero dela fixo aqui mas tentei ligar esta dando erro... Me Ajudem.. OBGO meu zap 13 997721052

    ResponderExcluir